quarta-feira, 29 de abril de 2009

O principio da sobrecarga


Segundo o principio da sobrecarga para uma pessoa obter um resultado satisfatório no exercício físico, ou no treinamento, deverá ser aplicada uma sobrecarga de exercício para a atividade, isso porque, quando um individuo pratica determinado exercício durante um certo tempo e com a mesma intensidade seu organismo, se acostuma com o esforço exercido, o que acaba se tornando relativamente fácil de ser realizado.
Caso não ocorra esse ajuste no ritmo ou na intensidade do exercício não haverá ganho de condição física. Um corredor por exemplo, deve aumentar a distância ou a velocidade da sua corrida a medida que seu organismo se ajuste ao esforço realizado até o momento, e quando o exercício se tornar relativamente fácil novamente, é porque ocorreu um ganho de condição física.
O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria de rendimento. Pode-se observar que a reação do organismo no inicio é muito rápida e torna-se mais lenta à medida que o individuo atinge níveis de performance melhores e mais elevados.
Dosar bem esse aumento é fundamental, pois um aumento exagerado e muito acelerado também pode levar a sintomas de exaustão.
O principio da sobrecarga está ligado a outros, como o da especificidade, da continuidade, da aplicação da carga crescente, da aplicação da carga variável, da sucessão exata e da periodização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário