quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atividade 5


Um desequilíbrio no acúmulo de gordura no corpo, ao contrário do que é de conhecimento popular, acarreta muito mais malefícios do que simples insatisfação estética. Os riscos promovidos por este tipo de descuido devem ser levados em conta tanto em situação de acúmulo excessivo de gordura, quanto na de falta dela. A dissertação sobre o assunto em questão priorizará o acúmulo excessivo.
Hoje, é comum as pessoas colocarem sua saúde em segundo plano.A maior preocupação da maioria quando o assunto é a temida gordura é predominantemente a estética, a maioria das vezes por falta de informação.
Uma idéia muito presente nas opiniões dos brasileiros é de que vale tudo para se alcançar o padrão de beleza atual , e em muitos casos, à adoção de dietas radicais é a primeira saída escolhida por grande parte das pessoas. Essas dietas pouco variadas não fornecem os nutrientes necessários, nas quantidades recomendadas para uma pessoa executar com saúde e segurança, as atividades físicas e mentais do dia a dia.
As carências nutricionais não trazem apenas dificuldades físicas de desempenhos envolvendo força e velocidade. Distúrbios emocionais, tais como irritabilidade, ansiedade e oscilação no humor também são consequências de uma alimentação desequilibrada .
Depois do tabagismo, a obesidade é considerada como a segunda causa de morte passível de prevenção.
O excesso de gordura se dá quando a quantidade de energia ingerida é maior que o valor da energia gasta em exercícios pelo individuo . Os fatores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
A seguir algumas deficiências de alto risco em pessoas acima do peso:
- Hipertensão arterial: elevação da pressão sangüínea, com níveis iguais ou acima de 140/90 mmHg ("14 por 9");
- Doenças cardiovasculares: infarto, angina (dor no peito), aterosclerose (acúmulo de gordura nos vasos), derrame;
- Doenças respiratórias: falta de ar, intolerância ao esforço físico;
- Litíase biliar: pedra na vesícula biliar;
- Problemas nas articulações: excesso de sobrecarga nos membros inferiores (joelho, tornozelo)
A prevenção do acúmulo de gordura é conhecida e despresada por muitos, e devem ser consideradas como um estilo de vida. São elas principalmente:
Alimentação balanceada em combinação com exercícios físicos regulares.

Fontes de pesquisa:
http://panelasetagarelas.forumeiros.com/dietas-f36/causas-e-consequencias-da-obesidade-t358.htm)
http://vilamulher.terra.com.br/as-consequencias-da-briga-com-a-balanca-11-1-68-101.html.